Data

«Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão» é o tema da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos bispos, que se vai realizar em outubro de 2023 e no qual estamos todos chamados a participar.

Decorre até ao próximo mês de agosto a fase de reflexão nas dioceses de todo o mundo. De seguida entre 2022 e 2023 será a vez da fase continental, antes da grande assembleia em Roma no Vaticano.

Este Sínodo poderá, assim, vir a ser a maior consulta democrática da história da Igreja e, talvez, mudar significativamente o rumo da instituição, de acordo com as orientações que forem sugeridas a nível mundial.

A parte mais importante do processo sinodal é a escuta de toda a Igreja, de todos quantos fazem ou querem fazer parte de uma Igreja renovada.

Nesse sentido, as paróquias de São Sebastião e Coração de Maria estão também a promover encontros que consistem em reuniões para oração, reflexão e partilha sobre as perguntas propostas neste caminho sinodal.

Assim, os processos de auscultação da comunidade nas nossas paróquias irão decorrer da seguinte forma:

CRIANÇAS

Todas as crianças da catequese são convidadas a participar no Sínodo através de dinâmicas próprias desenvolvidas dentro dos grupos da catequese.
Pode consultar o trabalho proposto em: 01_Caminho_Sinodal_Doc_Criancas.pdf (paroquiassebastiao-setubal.pt); 20220208-sinodo-dos-bispos-Catequese_sinodal_1-5ano.pdf (paroquiassebastiao-setubal.pt); 20220208-sinodo-dos-bispos-Catequese_sinodal_6-10ano.pdf (paroquiassebastiao-setubal.pt)

JOVENS

Até 25 de março: Fase de reflexão dentro dos grupos sobre as questões do Sínodo.

26 de março | 15:00: Consulta Sinodal (Igreja São Sebastião) – Assembleia Geral de Jovens e Crianças.

Participação de todos os jovens e crianças no processo de consulta sinodal para partilha sobre as questões do Sínodo com grupos de trabalho compostos por jovens de São Sebastião e Coração de Maria.

A Igreja desafia todos os jovens a participar no Sínodo. A tua participação é importante. Ainda que não faças parte de um grupo de jovens na nossa paróquia, participa connosco respondendo ao questionário. Queremos ouvir a tua voz! QUE RUMO DEVE TOMAR A IGREJA neste terceiro milénio? (office.com)

ADULTOS

Até 17 de março: Fase de reflexão dentro dos grupos sobre as questões do Sínodo.

18 de março | 21:00: Consulta Sinodal (Igreja de São Sebastião) – Assembleia Geral de Adultos.

19 de março | 15:00: Consulta Sinodal (Igreja de São Sebastião) – Assembleia Geral de Adultos.

Participação de todos os adultos no processo de consulta sinodal para partilha sobre as questões do Sínodo. A Assembleia será composta por grupos de trabalho compostos por adultos que misturam pessoas de diferentes pastorais e movimentos, de São Sebastião e Coração de Maria.

Destes encontros a nível paroquial sairão sínteses com contributos para o documento final diocesano a enviar para a Conferência Episcopal Portuguesa. Das sínteses de todas as dioceses sairá o documento a enviar para Roma, com as linhas essenciais que resultaram desta experiência de Sinodalidade. É este o novo estilo de caminhar em Igreja, que o Papa Francisco propõe.

Neste Sínodo a Igreja quer ouvir todos os homens e mulheres de boa-fé, de dentro e de fora da Igreja. Participe connosco! A sua opinião é importante. Consulte as questões do sínodo em O Caminho sinodal | ADULTOS (paroquiassebastiao-setubal.pt), responda ao questionário on-line QUE RUMO DEVE TOMAR A IGREJA neste terceiro milénio? (office.com) e venha participar connosco numa das Assembleias Gerais de Adultos.

Pode consultar toda a informação sobre este processo no nosso site e PARTICIPAR respondendo aos questionários online que disponibilizamos em: https://paroquiassebastiao-setubal.pt/sinodo/

Qualquer dúvida ou sugestão estamos disponíveis em: sinodo@paroquiassebastiao.diocese-setubal.pt

Ou saiba mais sobre o Sínodo dos Bispos e sobre o Sínodo Diocesano em: https://diocese-setubal.pt/sínodo

Mais
Artigos

Cinema à luz das velas

Emoções fortes e ao rubro. Foi assim na noite de 5 de outubro, na Horta da da Igreja da Boa Hora, paróquia de São Sebastião, durante a exibição do filme