O APOSTOLADO DO MAR – STELLA MARIS é uma Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica, para assistência social, moral e espiritual dos tripulantes e famílias ligadas ao mar. Depende hierarquicamente da Conferência Episcopal Portuguesa tendo como elemento de ligação a Direção Nacional que trabalha em estreita colaboração com o Bispo que preside à Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo.
Ativo em mais de 300 portos, em todo o mundo, o “Apostolado do Mar” existe em Portugal desde 1935 e está presente nas zonas piscatórias de Viana do Castelo, Caxinas, Aveiro (Gafanha da Nazaré), Buarcos, Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche, Sesimbra, Setúbal (paróquias da Anunciada e de São Sebastião) e Fuzeta.
Está presente nas praias portuguesas, com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar, particularmente no sector da pesca.
Na nossa Paróquia o grupo do Apostolado do Mar surgiu no ano de 1998, sendo Pároco o Rev.do P. Manuel António, que impulsionou que o Círio de Nossa Senhora de Tróia participasse na Procissão Marítima até ao Pavilhão da Santa Sé na Expo em Lisboa.
A partir de então o grupo não cessou de se reunir, mensalmente fazem a partilha da palavra em ambiente de oração e confraternização. Todos os meses também dinamizam a Eucaristia dos Homens do Mar. Em janeiro na celebração do Mártir São Sebastião, o Apostolado do Mar organiza e dinamiza, envolvendo toda a comunidade paroquial, a procissão em honra do padroeiro da paróquia. Durante os meses de maio e outubro, promovem a recitação do Rosário em ambiente de maior solenidade numa oração noturna. Na Quaresma a vivência da Via Sacra e a procissão do Senhor dos Passos também são pelos Homens do Mar vividas de forma intensa e constituem uma oferta de oração a toda a comunidade paroquial.
Contudo o ponto maior da vida do Apostolado do Mar da nossa paróquia é a vivência do Cirio da Senhora do Rosário de Tróia. Anualmente são incontáveis as horas de esforço e trabalho que se dedicam à Virgem Santíssima, para que a sua Imagem suba à sua capelinha na Caldeira da Tróia e daí lance o seu olhar de Mãe a todos os pescadores, suas famílias e embarcações.
Os elementos do Apostolado do Mar, fazem parte de muitos outros grupos da Paróquia, participam da sua vida litúrgica nos coros, no serviço de Ministros Extraordinários da Comunhão e em trabalhos de recuperação do património como por exemplo a pintura da igreja.
Participam na vida do Apostolado do Mar a nível nacional, marcando sempre presença no retiro do Apostolado do Mar em fevereiro e em março no Encontro nacional das Praias.
Na Cidade de Setúbal, integram as celebrações do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Arrábida, fazendo parte do Cirio e procissões.
Armando Oliveira