Legião de Maria

A Legião de Maria é um movimento internacional católico de leigos cujo objetivo é colaborar na Missão Evangelizadora da Igreja. Os seus membros praticam o apostolado direto através do contacto pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja, dos mais solitários e marginalizados da sociedade.

A Espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé, na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria na obra da Redenção, e no estabelecimento do Reino de Deus no Mundo. Os legionários dão-se a Nossa Senhora e querem ajudá-la na sua missão de Mãe da Igreja. No exercício do seu apostolado, eles consideram-se como “instrumentos” da Rainha dos Apóstolos e, pela sua íntima união com Ela, entregam-se à ação do Espírito Santo que é o principal agente da evangelização.

A Legião de Maria teve o seu início no dia 7 de setembro de 1921 em Dublin, Irlanda (véspera da Natividade de Nossa Senhora). O seu fundador foi um leigo irlandês chamado Frank Duff. A Legião de Maria teve o seu início em Portugal em 1949. O Primeiro Praesidium (grupo) iniciou-se em Lisboa, na Basílica da Estrela.

No nosso País a Legião de Maria depende da Conferência Episcopal da Igreja Católica.

A Legião de Maria existe em todo o mundo, em 167 dos 182 países e opera em 2000 dioceses das 2287 existentes, com milhões de membros ativos e auxiliares. Tem a honra de ser um movimento apostólico que conta muitos mártires entre os seus membros, sobretudo na China, nos países do Leste Europeu e em alguns países africanos.

O Movimento está na Paróquia desde 1998, era então Pároco o Revdº Padre Manuel António dos Santos. Este Praesidium denomina-se “Doce Coração de Maria” e reúne-se semanalmente, sendo composto em média por dez elementos.

Os seus elementos são fundamentais na visita aos doentes do território da Paróquia, presença assídua em três lares lá rezam a oração do Santo terço, a explicação do Evangelho, bem como o apoio humano e social.

Alguns dos seus membros são Ministros Extraordinários da Comunhão e por isso são enviados semanalmente a levarem a Sagrada comunhão aos doentes ou os mais idosos nas suas residências.

O trabalho é sempre realizado a nível apostólico e como expressão dessa realidade é solicitado a todos os seus membros a doação de 1,5 h semanal de presença junto dos outros para além do tempo da reunião.