Agrupamento 59 - Escuteiros Terrestres
Corria o ano 1934 quando um grupo de homens, confiantes num projeto recente na Igreja e na sociedade portuguesa – o CNE – resolveu juntar-se e desafiar a juventude setubalense com a força do ideal que estava subjacente àquele projeto.
Foi, portanto, com alegria que, em 28 de Fevereiro de 1935, pela autoridade da assinatura do Comissário Nacional, D. José de Lencastre, foi constituído o Grupo 110 (Frei Agostinho da Cruz), da Paróquia de S. Sebastião, em Setúbal – o primeiro na Região de Setúbal – o que significou uma manifestação de confiança por parte dos responsáveis nacionais do Escutismo Católico e conduziu ao nascimento do Movimento nesta cidade.
Agrupamento 1117 - Escuteiros Marítimos
Fundado em 5 de Outubro de 1997, o Agrupamento 1117, cujo patrono é o missionário Stº António Maria Claret, nasceu no seio do Agrupamento 59, pioneiro do escutismo na região de Setúbal.
Foi a vontade de abrir novos horizontes que fez este Agrupamento soltar amarras, aproveitando o magnifico plano de água do rio Sado, cujas cores quiseram vestir, e honrando as tradições Setubalenses ligadas ao mar.
O Escutismo aposta no aprender fazendo. Através de atividades que são projetadas, desenvolvidas e implementadas tendo por base o método do projeto e o trabalho em equipa, procura-se que os escuteiros trabalhem as seguintes áreas de desenvolvimento: carácter, afetiva, intelectual, física, social e espiritual.
Consoante as idades/secções (dos 6 aos 22 anos), as atividades e dinâmicas vão variando sempre com o objetivo de desafiar os miúdos e jovens a crescer, preparando-os para uma cidadania ativa, relação com o próximo, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento pessoal integral.
Fiéis aos ensinamentos do fundador Baden Powel e tendo o mar como escola de fé, coragem e partilha, os escuteiros marítimos de setúbal continuam a querer chegar sempre: “Mais Além”.
Facebook https://www.facebook.com/escuteirosmaritimossetubal
Ana Canteiro